Perdido de bicicleta

A importancia da confiança no diagnostico

A importancia da confiança no diagnostico

A mais de 10 anos atrás, fui a um psiquiatra especializado em TDAH e ao ouvir os relatos da minha mãe e documentos e exames antigos ele me diagnosticou com TDAH, não foi realizado nenhuma avaliação neuropsicológica e nem nada. Ele me passou um remédio para TDAH (venvanse) e comecei a tomá-lo. Tomei provavelmente por um período de uns 6 meses, mas nunca me senti confiante com o diagnóstico, nunca achei que ele era real. Apesar de relatos da minha mãe de melhoras, eu mesmo não senti nenhuma mudança em si. Acabei parando de tomar o remédio e voltei ao psiquiatra antigo e com as medicações antigas.

Agora voltamos ao mês passado onde após uma avaliação neuropsicológica recebo o diagnóstico de TDAH e Dislexia, foram 5 sessões de testes e avaliações. Com esse processo feito de uma maneira que me gerou mais confiança, comecei a procurar mais informações sobre e consegui começar a me perceber como TDAH. Num primeiro momento pensei se era eu tentando me encaixar em alguma caixinha ou se era de fato uma característica minha. Mesmo com o medo de ser somente uma necessidade de me encaixar, continuei a ler e pesquisar sobre o assunto e consegui começar a perceber que algumas coisas tidas como comportamento de pessoas com TDAH ou dislexia que eu não apresentava era porque eu tinha criado técnicas, mesmo que inconscientemente, para que isso não acontecesse.

Alguns exemplos e suas técnicas inconscientes.

  1. Esquecer coisas --> sempre estou verificando se não esqueci alguma coisa, colocando a mão nos bolsos, parando para olhar de novo se esqueci algo;
  2. Me atrasar --> Sempre me esforço para chegar mais cedo nos lugares, saio algum tempo antes e quando eventualmente me atraso fico incomodado;
  3. Esquecer de algum compromisso --> Sempre fico pensando no compromisso, ta sempre na minha cabeça onde tenho que ir e quando;
  4. Errar/confundir palavras na leitura --> Estava sempre acostumado a ler, ignorar algumas coisas e ir pelo contexto;

Perceber essas situações me fez ter a noção de que muitas vezes eu me sobrecarrego mentalmente para fazer essas técnicas que às vezes no final do dia mesmo eu não tendo feito nada assim de muito complexo eu ficava cansando mentalmente.

Comecei a fazer algumas coisas que relatei nesse post aqui e consegui perceber que não preciso ficar um esforço enorme para lembrar dos compromissos toda hora se eu colocar ele numa agenda/calendário

#Dislexia #SaudeMental #TDAH